Mensagens

A mostrar mensagens de 2006

Presépios de Garfe

Imagem
A aldeia de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, desde há 5 anos que encontrou uma forma diferente de fazer Natal: Os Presépios de Garfe. Cada um dos lugares da aldeia une-se na construção do seu presépio para depois os mostrarem a todos os visitantes. Um salutar bairrismo e espírito de comunidade que é bom sentir que ainda existe.

A Fúria da Pequena Ave

Imagem
Foto de Ana Costa.

Lugar Vazio

Imagem
Museu Etnográfico na Ilha Terceira (Açores)

Caminho

Imagem
Esta é minha e foi registada na Ilha Terceira em 2004. Uma das mais bonitas estradas que encontrei.

Lamas D'ouro

Imagem

Rio Douro, Céu de Prata

Imagem

Linha do Douro

Imagem

Para reflectir

Um dia alguém disse que o Cristianismo é uma doutrina muito linda porém os cristãos são muito maus. Não são todos é claro, as pessoas não podem ser rotulados todas pela mesma bitola, mas que as há, isso há. Algumas das quais vestem a fatiota nova para ir à missa de Domingo, até há as que cantam ou “ajudam o padre a dizer a missa”. A intriga, a maldade e a inveja são características ancestrais que o Homem não aprendeu a despojar. Jesus Cristo ensinou a amar, ensinou a felicidade; e tudo isto há dois mil anos atrás. Desde então o Homem mudou, tornou-se menos rude, aprendeu a voar e a dominar a tecnologia mas ainda não soube descartar a intriga, a maldade e a inveja.

"Vizella"

Imagem
Para os interessados este quadro está em leilão aqui (150,00€) Assinado "P. Peixoto"-"Porto". Com inscrição "Vizella". Margens do rio Ave no parque de Vizela. Dim.65x48 cm.

Grande Entrevista

José Pinto dos Santos, um dos maiores mestres de gestão de empresas, e foi o convidado de Judite de Sousa - Os portugueses identificam-se demasiado com os cargos que ocupam, de certa forma a cultura portuguesa faz com que sejamos aquilo que fazemos. - 20 anos a executar a mesma tarefa é muito tempo, os trabalhadores precisam de evoluir e mudar e os dirigentes das empresas são os responsáveis por essa mudança. - A dimensão de Portugal não é uma barreira, o nosso mercado interno é o maior do mundo, o nosso mercado interno é a Comunidade Europeia. - O mundo hoje é formidável, as crianças já nascem a poder viajar pelo mundo inteiro com a maior das naturalidades. - Os portugueses são bons a relacinar-se com outros povos, são afectuosos e devem tirar vantagem disso. O mundo de hoje dá-nos a opurtunidade de estar cá e lá. - As empresas devem abandonar o sentimento nacionalista, para serem do mundo. É bom que as empresas possam ter unidades produtivas espalhadas pelo mundo, porque...

Grande Entrevista

Para quem puder, ligue a RTP 1 neste momento e veja a Grande Entrevista.

Greve

Hoje e amanhã temos meio país em greve, embora seja a metade do país que menos razão tem para o fazer. A outra metade a que não está em greve lá se tem que desenrascar, não só hoje e amanhã, mas todos os dias com o seu salário mínimo e horas de fila nos centros de sáude, com as listas de espera para consultas em médicos especialistas, etc... etc. Depois como hoje, vêm os delegados sindicais anunciar que a greve está a correr de modo excelente, pois neste sector atingiu X% de adesão, naquele Y%, e por aí fora. Como se a eficiência de uma greve se medisse pela números da adesão e pelas dores de cabeça que provocam na metade do país que está proíbida de fazer greve. Ai se este país se revolta... Ai ai.

Orquestra

Imagem

Na Teia da Perdição

Imagem

Fogo de Outono

Imagem

PIDDAC

Segundo o Diário Económico, uma auditoria às contas do PIDDAC revelou que em 2005 apenas 64,1% das verbas disponíveis foram executadas. Trago o tema para o Banhos Quentes pela recente informação de que Vizela receberá zero em 2007. Também o Blog Ruptura Vizela trouxe este tema para o debate o qual mereceu um aceso debate, nem sempre muito elegante. Bom, mas quero apenas reafirmar aqui o comentário que fiz no Ruptura Vizela: «Independentemente de "jogar" ou não à bola com o executivo da CMV, tenho que concordar com a argumentação do seu presidente, porque é verdade que em outros anos houve verbas inscritas e em boa parte resultou em zero, o que vai dar ao mesmo. Estou convencido de esta é uma falsa questão.O que é real é a falta de dinheiro e a necessidade de por um lado poupar no que pode ser adiável e investir no que é essencial e que pode ajudar o retorno da economia. E este governo, se o não conseguir, está pelo menos a tentar e isso tanto é verdade que está a fazer estala...

Cabul - Afeganistão

Imagem
Voltando ao Google Earth, não às Maldivas mas a Cabul no Afeganistão. Clique na imagem para a ampliar e repare no pormenor do trânstito! Como é bom viver em Vizela.

Varanda do Vale

Imagem
Para si Dra. não lhe trago uma imagem das Maldivas, apenas esta mais caseira, mais nossa. Esta a que chamo Varanda do Vale, aqui em Vizela, no Santuário de S. Bento de onde pode apreciar Tagilde, S. Paio, Sto. Adrião, Santa Eulália, Regilde, S. Faustino e Barrosas, mais além Felgueiras e os parques éolicos de Fafe, se o tempo o permitir ainda pode alcançar o Marão.

Torre Eiffel

Imagem
Nesta imagem obtida através do Google Earth pode ver-se a torre Eiffel e uma enorme fila de turistas à espera para a visitar. Do mesmo modo é possível observar os turistas no cimo da torre. O que o Google Earth não faz por nós!

Escárneo e mal dizer!

Imagem
Por esta imagem percebe-se porque é que Mário Soares se empenhou tanto na corrida a Belém. A avaliar pelos jardins e pela piscina nos claustros é sem dúvia um excelente local para disfrutar da reforma. O que o Google Earth não faz por nós?

Arquitectura

Imagem

Marginal

Imagem

A infelicidade do Sr. Secretário de Estado

António Costa Guerra admitiu que ontem foi infeliz na afirmação em que culpou os consumidores pelo aumento das tarifas de electricidade. E foi mais além dizendo que apesar de tudo as suas declarações não eram caso para gerar tanto alarido, porque afinal estava apenas a apresentar uma mera proposta de tarifas para 2007. E ao dizer isto estou convencido de que para com ele se julgava mais feliz nas novas declarações. Enganou-se, porque hoje voltou a ser um dia infeliz. Desde quando uma "bomba" como a proposta que ontem foi apresentada se pode considerar uma mera proposta ? Haja pudor!

Proposta de novos preços para energia eléctrica não será alheia ao mercado liberalizado

Conforme adiantei ontem, julgo que o aumento de 15,7% no preço de energia eléctrica para o próximo ano, poderá também ter a intenção de permitir a entrada de concorrentes da EDP. Hoje estou ainda mais convencido desta minha afirmação, com a IBERDROLA a anunciar que voltará a analisar a entrada no mercado Português a partir do momento em que as novas tarifas estejam definidas. A liberalização deste sector está neste momento a implicar a subida de preços e não o inverso. Julgo que a médio prazo podem haver benefícios mas por enquanto trata-se de uma concorrência artificial e lesiva dos interesses dos consumidores.

Aumentos da energia eléctrica. As razões que faltam explicar.

Imagem
António Costa Guerra, O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, afirmou que a culpa dos quase 16% de aumento da energia eléctrica a partir de Janeiro próximo é por culpa dos consumidores. Mais uma declaração peculiar para juntar às do Ministro Correia de Campos. Oxalá as medidas de contenção do Governo se venham a reflectir num futuro melhor. Eu acredito que sim, haja por isso coragem para as levar até ao fim. Não obstante algumas dessas medidas têm sido acompanhadas de justificações que chegam a ofender a inteligência da nação. Do mesmo modo que tem de haver coragem para aplicar as medidas de contenção, haja também coragem para as justificar verbalmente tal e qual elas são. Mas falando do aumento da energia eléctrica, os portugueses vão pagar o resultado de uma série de anos de estagnação dos preços impostos pela Entidade Reguladora, o custo do petróleo e do gás natural utilizado para produzir energia, não sendo aqui de menosprezar os anos de seca que obrigaram ao...

Floresta em VIzela

Tomei hoje conhecimento através do DDV de que o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Vizela está a adjudicar a limpeza de faixas de mata em torno dos aglomerados habitacionais como meio de evitar a propagação dos incêndios. É uma medida que estava prevista desde a criação do GTF, no entanto só agora está a ver a luz do dia. É uma acção necessária que vai contribuir para o aumento da segurança das habitações no período estival. Acções deste tipo não deixam no entanto de ser remendos no panorama florestal, pois em primeiro lugar a responsabilidade deste tipo trabalho é dos proprietários, só em última instancia é que deveria ser do GTF, cabendo sempre a este a coordenação e fiscalização. Esta situação é complexa, na medida em que uma boa parte dos proprietários florestais deste município não têm interesses na exploração dos espaços, sendo a pertença o seu único interesse. A agravar o problema, muitos deste proprietários receberam os terrenos por herança, são muitas ve...

Abade de Tagilde

Imagem
João Gomes de Oliveira Guimarães, mais conhecido como Abade de Tagilde, nasceu em 1853 numa velha casa abastada, a casa dos Abreus de Bugalhós de baixo, na freguesia de S. Vicente de Mascotelos e que mais tarde viria a ser pároco em Tagilde. Oliveira Guimarães podia ter sido bispo mas recusou, porém notabilizou-se como historiador, arqueólogo, numismata, epigrafista, diplomatista, genealogista, orador, político, escritor e jornalista. Exerceu funções de vereador e presidente da Câmara de Guimarães. Terminou o curso de teologia em 1875, tendo sido ordenado presbítero no ano seguinte. Em 1886 tomou posse na paróquia de Tagilde, onde permaneceu até à sua morte em 20 de Abril de 1912. Em 1889 apresentou-se como candidato a deputado pelo Partido Progressita. Nessa época o Abade de Tagilde era um desconhecido e a imprensa de Guimarães apoiou o seu adversário João Franco e tratou de dificultar a candidatura de Oliveira Guimarães. Pelas ruas da cidade começou a ouvir-se: O Abade de Bo...

Espanha II - Urbanismo

Imagem
Neste blog tenho-me debruçado sobre aspectos da realidade espanhola, não por ser um profundo conhecedor da mesma, mas antes porque me interesso por perceber quais os ingredientes para o sucesso económico do país vizinho. Assim nos últimos tempos, faz parte da minha rotina dar uma espreitadela na imprensa espanhola para “assistir” ao seu quotidiano. Por outro lado, nos últimos dois anos desloquei-me algumas vezes a Espanha, tanto em trabalho, como em lazer, e é sobretudo o que vi no aspecto urbano que aqui quero partilhar. Posso dizer com algum conforto que conheço a cidade de Vigo, na Galiza e a pequena Ribadesella nas Astúrias, porque em ambas passei alguns dias inteiramente dedicados à sua descoberta, mas também conheço Baiona, Tui, La Guardia e alguma coisa em Lugo, Málaga e Santiago de Compostela. Também visitei rapidamente algumas pequenas cidades nas Astúrias. Fugazmente passei em Sevilha, Gijón, Avilés e Oviedo. Em todas elas o denominador comum que encontrei foi a expressão...

Um Homem de Verdade

Imagem
Tradução do texto de IMMA SUST publicado no jornal METRO DIRECTO GALICIA em 5 de Outubro de 2006: Olá, chamo-me Ima e quero um homem de verdade. Tenho 32 anos e já estou cansada de esperar pelo príncipe azul e, uma vez assumido isso, dou conta de que os homens de verdade não existem. Agora, o homem de século XXI é como nós, as mulheres, iguaizinhos mas com pénis. Digo que ainda são piores. Usam os nossos cremes, depilam-se, têm mais roupa do que nós no armário, vão ao ginásio quatro horas por dia e são sensíveis. Eu não quero um homem sensível, quero um homem que abra a porta do carro, me defenda se um ladrão entrar em casa, saiba conduzir. Mas como encontrar esse homem? Eu não distingo os metrosexuais dos homosexuais ou dos heterosexuais. Antes era mais fácil. Um homem levava um fio e era claro, era gay. Agora tem que se fazer um teste para saber o que é. O último homem com que namorei, passava mais horas do que eu no cabeleireiro, pintava as unhas e gastava um dinheirão...

Fora da Lei

Imagem
Que mais não é um brinquedo se não imaginação? Este encontrei-o em Sernancelhe por trás do Santuário da Sra. da Lapa. Que histórias terá ele para nos contar?

Empreitada da Juventude

Imagem
Grupos de jovens de Tagilde, Vizela - S. Miguel e Vizela - S. Paio numa verdadeira empreitada da juventude. Um dos momentos altos das obras de S. Bento. A plantação da que entre eles ficou como a "Árvore da Juventude". Um dia poderão contar esta história aos seus descendentes...

Mundo Português

Imagem

Ponte das Taboas

Continuando a falar de pontes, aproveito para referenciar a Ponte das Taboas, ou Ponte Velha como agora é conhecida. Esta ponte situa-se um pouco mais a jusante da já referida Ponte Nova. De novo, segundo Oliveira Guimarães (ano de 1894): «A segunda de madeira, situada a poente e quasi no extremo da freguezia, denomina-se a Ponte Velha e já existia no seculo XIV, e quem sabe desde quando com a denominação de Ponte das Taboas, pois em 5 de Junho de 1352 o cabido de Guimarães tomou posse d’um casal junto aos paços de Lourosa, que chama de Ponte das Taboas, pertencentes a Ruy Vasques Pereira na freguezia de Santo Adrião, para onde a dita ponte dá passagem. O tombo da freguesia de Santo Adrião de Vizella, feito em 1548, chama a esta ponte as pinguelas de Lamellas.» A ponte continuou a ser de madeira quase até aos dias de hoje, porque na verdade só por volta de 1975 é que o tabuleiro de tábuas, foi substituído por um de tijolo e cimento. A Ponte Velha liga Tagilde a Santo Adrião, mas d...

Ponte Nova - Tagilde

Segundo Oliveira de Guimarães (ano de 1894): «de pedra com três acrcos, solidamente construída, é denominada a Ponte Nova, e está situada quasi no centro da linha nascente-poente d'esta freguezia, dando passagem para um casal e alguma terras d'esta parochia, sita além do rio e para a freguezia de Santo Adrião de Vizella. Ignora-se a data de cosntrução d'esta ponte. Torquato Peixoto d'Azevedo, que escreveu em 1692, não a menciona nas Memórias rescucitadas da antiga Guimarães, relacionando algumas de menor importância, o que nos deveria convencer da sua não existência n'esta época se este escriptor fosse digno de inteiro credito. Nos articulados d'uma sentença, de que abaixo fallamos escriptos em 1735, faz-se uma menção d'ella; não conheçemos indicação mais remota.» Por este documento, não se conclui nada de significativo quanto ao seu ano de construção, apenas que a mesma já existia em 1735. Do que me parece e não tendo conhecimento de outros documentos...

A propósito dos Prós e Contras de hoje.

Imagem
Espanha é hoje uma das economias de referência mundial, tem um tecido industrial altamente competitivo e com produtos de elevada qualidade, é o terceiro destino turístico do mundo... Lanço aqui o debate; O que é que Espanha tem que Portugal não tem?

Liberdade Religiosa e o Estado Laico

Imagem
A religiosidade parece assustar alguma classe intelectual que vê na liberdade de pensamento humano o divino supremo. É deste modo contundente que começo esta minha pequena crónica de opinião porque ontem fui surpreendido pela notícia, de que o Movimento República e Laicidade pretende contestar os cada vez mais na moda passeios a Fátima promovidos pelas Câmaras Municipais. Da minha parte não gosto desses passeios promovidos pelas mais diversas autarquias porque invariavelmente procuram colher votos e isso a mim incomoda-me mas tenho consciência de que, especialmente a camada mais idosa, gosta deste tipo de passeios. Confesso que também gosto, mas não dos que são promovidos pelas câmaras e juntas de freguesia. Porém não vejo nesta prática nada, mas absolutamente nada, que ofenda o princípio laico do Estado. A eles só vai quem quer, e neles não há nada que possa ofender a liberdade religiosa de cada um, muito menos os forçam a pensar desta e daquela maneira em matéria religiosa. So...

Varanda do Céu

Imagem
Santuário de S. Bento das Pêras - Caldas de Vizela

Vandalismo em S. Bento das Pêras

Imagem
O que é que se pode dizer de uma coisa destas?

Onde é a fábrica do dinheiro?

Quem souber que diga aqui no Banhos Quentes onde é feito o dinheiro! E se há falta de dinheiro, porque é que não se manda fazer mais? Se calhar o Alves dos Reis tinha razão.

Pátria Nossa

Imagem

Os Resíduos nas Indústrias

Imagem
As empresas precisam sentir a necessidade de contribuir para a sustentabilidade do planeta. Assim, especialmente nas empresas industriais, deverá existir a figura do gestor do ambiente. A ele cabe interpretar todo o funcionamento da fábrica, produção e sector administrativo, para identificar a produção de resíduos em cada um dos sectores e procurar soluções para minimizar o seu impacto na natureza. Assim, deverá ser providenciado na empresa um espaço ao qual poderão chamar, parque de resíduos. Este parque deve ser dimensionado tendo em conta a empresa e a quantidade de lixo por ela gerado. Este espaço terá de ser compartimentado para cada um do tipo de resíduos produzidos. Uma indústria têxtil típica, por exemplo, deverá ter os seguintes compartimentos: plásticos, papel e cartão, madeira, desperdícios têxteis e sucata. Depois também deve ter pelo menos um depósito para óleos usados, o qual deve assegurar que em caso de derrame do depósito, o óleo não escorra para o solo, nem para a...

Portugal é um dos países da Europa com mais automóveis por habitante

Imagem
in Público Portugal está no pelotão da frente dos países da União Europeia (UE) com mais automóveis por habitante, revelou hoje um relatório do Eurostat. Entre 1990 e 2004, houve um aumento de 38 por cento do número de automóveis no espaço dos 25, atingindo a proporção de um carro para cada duas pessoas. Depois de estudar a evolução do mercado automóvel de 1990 a 2004, o Eurostat constatou que os maiores aumentos se registaram na Lituânia (mais 167 por cento), Letónia (142 por cento), Portugal (135 por cento), Polónia (128 por cento) e Grécia (121 por cento). Os países onde o número de carros aumentou menos ficam na Escandinávia: Suécia (14 por cento), Dinamarca (20 por cento) e Finlândia (21 por cento). Em 2004 existiam, em média, 472 carros por mil habitantes na UE25; mas os Estados Unidos conseguiam ter ainda mais automóveis em 2003: 759 carros por cada mil habitantes. Quanto a Portugal, as tabelas mostram que em 1990 existiam 258 carros por cada mil habitantes. Pa...

Água

Imagem
Numa semana que dedicarei ao ambiente e à sustentabilidade, coloco esta foto, a qual foi registada em Cerva - Ribeira de Pena, num pequeno curso de água translúcida e fresca.

Devotos de S. Bento

Imagem

Janela para o Tejo

Imagem
Olhando por esta janela, reis e princesas viram um Portugal grande, um Portugal que trespassou os mares em busca de um futuro. Desta janela Portugal conheceu o mundo, a ciência, a cultura. Desta janela Portugal aprendeu a cantar o fado, viu partir filhos, viu chegar pimenta... Viu lágrimas e escravos. Desta janela Portugal fez o mundo longe de ser perfeito... mas fez o mundo.

Feira do Açucar

Imagem
in: http://www.cm-vizela.pt/ver.asp?id=4218 Com o intuito de realizar novos eventos que dinamizem a actividade cultural e turística do concelho, atraindo cada vez mais visitantes a Vizela, e também com o objectivo de divulgar de forma original o Bolinhol, doce típico e característico de Vizela, vai a Câmara Municipal organizar a Feira do Açúcar de Vizela – O Bolinhol Convida! Este certame realizar-se-á nos próximos dias 15 a 17 de Setembro, no Parque das Termas. A abertura oficial da Feira terá lugar no dia 15 de Setembro, pelas 18.00 horas. Seguir-se-á uma palestra sobre o Açúcar, com a presença da Dr.ª Maria Proença e D. Maria de Lurdes Modesto.Para além dos vários doceiros presentes, esta mostra conta ainda com a participação do Centro de Formação Profissional Para o Sector Alimentar, que trará ao Parque das Termas uma exposição de esculturas feitas em açúcar e demonstrações ao vivo do trabalho com este ingrediente. De destacar ainda uma exposição sobre o Açúcar, da responsabili...

Antigamente

Antigamente, no tempo em que os avós ainda eram novos... as coisas, as casas, as ruas não eram assim, eram de outro modo, pareciam ter outra alma! Com esta introdução deixo a referência ao blog Antigamente de Marco Oliveira onde se podem encontrar postais de Vizela do tempo do avô do Marco, Agosto de 1926. Parabéns Marco pelo espólio que preservas e dás a conhecer. Vêr: http://antigamente1900.blogspot.com/2006_09_01_antigamente1900_archive.html

Base das Lages

Imagem

Felino em Ribeira de Pena

Imagem
Este registo foi realizado numa simpática casa de turismo rural em Cerva - Ribeira de Pena

Bicicletas

Imagem
O que é que uma aranha tem a ver com bicicletas? Este registo foi conseguido algures na pista de ciclo-turismo Guimarães/Fafe, uma infraestrutura que une Guimarães a Fafe. Percorrer esta pista de bicicleta é uma excelente forma de "descomprimir". Isto também para lembrar que em Vizela não há onde andar de bicicleta em segurança. O único local onde se poderia fazê-lo é no Parque das Termas, mas segundo os seus vigilantes é proíbido. Resta apenas a nova estrada que liga Vizela a Infias, mas apesar do pouco trânsito não é seguro. Fica aqui a recomendação para a criação de um passeio pedonal/ciclo-turismo ao longo das margens do Rio Vizela. Ligar Vizela a Vila Fria e Serzedo, onde já existem lindos caminhos pedestres devidamente assinalados e tratados.

Dois mil alunos pintaram azulejos para decorar túnel

In JN em 2006/09/07 por Liliana Costa: Cerca de dois mil painéis de azulejos foram desenhados e pintados por igual número de alunos para dar mais cor ao túnel da estação, cobrindo uma área de 1800 metros quadrados. O desafio foi lançado pela Confraria de S. Bento das Peras, em Vizela, às escolas do concelho, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário. O projecto foi concretizado no último ano lectivo, devendo os painéis ser colocados nas paredes do túnel nos próximos meses, prevendo-se que a inauguração ocorra dia 19 de Março do próximo ano, por ocasião das comemorações do nono aniversário do município. "O túnel é um local escuro, onde até de dia não se oferece muito agradável, por isso surgiu a ideia de pôr os alunos a pintar azulejos que pudessem ser ali colocados", justificou Alfredo Ribeiro, juiz presidente da Confraria de S. Bento das Peras. Assim, acrescentou, "oferece-se uma experiência única aos alunos e, por outro lado, resolve-se o problema inestético do...

Falar mal de um morto não é muito bonito, sobretudo por causa da mãe dele”.

"Eu não estava só. Tinha esperança e acreditava no futuro". Fica aqui a referência à entrevista de Natascha Kampusch à comunicação social. “Mas ainda gostaria de acrescentar: não deveria falar tanto comigo sobre o sr. Priklopil, porque, aqui, ele já se não pode defender. Portanto, não tem muito interesse aprofundar este assunto. A pobre sra. Priklopil não gostaria muito que o público leia, no jornal, coisas sobre o seu filho que não interessam a ninguém – excepto à Polícia. Falar mal de um morto não é muito bonito, sobretudo por causa da mãe dele”. Para ler a entrevista aqui . Para ler, aprender e reflectir.

Ponte Romana - Vizela

Imagem

S. Bento das Pêras - Vizela

Imagem

Hora da Sesta

Imagem
Tirei esta fotografia em Tui (Espanha), seriam umas 15:00. É caso para dizer que na Galiza até os gatos dormem a sesta. P.S. Para quem visitou o blog entra a meia-noite de ontem e as 14:00 de hoje (2006/09/06)deve ter ficado a pensar: aqui há gato... e não é que havia mesmo?! Dou a mão à palmatória. Agora xiuuu não digam nada a ninguém.

Percursos pedestres na margem do rio Vizela - Fafe.

A Câmara municipal de Fafe lançou em Julho passado um concurso público para adjudicação de uma obra denominada “Percursos pedestres na margem do rio Vizela”. A obra será nas imediações da albufeira da queimadela e pretende facilitar os acessos pedestres à albufeira. Pelo andar da carruagem, e pelo valor que a câmara de Fafe tem atribuído à zona alta do rio Vizela, o Vizela ainda se vai chamar rio Fafe!

A propósito do museu de Sta. Rita (post anterior)

Imagem
A notícia que li no Correio do Minho, a qual deu origem ao anterior post, fez-me recordar um dos passeios que fiz com uns amigos à procura do rio Vizela. Neste caso fomos pela estrada nacional Felgueiras - Fafe e a certa altura, na ponte sobre o rio Bugio, afluente do rio Vizela, deparámo-nos com uma especie de barragem em forma de garrafão, a qual conduzia a uma comporta com sistema de levantamento manual. Como as engrenagens estavam lubrificadas pareceu-nos que o complexo estava operacional e por isso caminhámos pelo canal adiante numa extensão de cerca de um quilómetro, até que o canal se enfiou numa conduta subterrânea. Depois, em conversas com populares soubemos que o canal terminava na hidroeléctrica do Bugio. Continuamos o nosso passeio até encontrar a central. Trata-se de uma central hidroeléctrica completamente operacional, a produzir energia para a rede eléctrica. Tem um canal de cerca de 2,5 km, dos quais cerca de 0,5 km são em percurso subterrâneo. O complexo é semelhante...

Museu Hidroeléctrico Sta. Rita (Rio Vizela - FAFE)

Imagem
Segundo nótícia do Correio do Minho , o Museu Hidroeléctrico de Santa Rita, em Fafe, reabre as portas aos visitantes em Novembro próximo. O Museu foi encerrado, há três anos, para obras e para resolução de alguns problemas de segurança. Estas obras têm um custo de 150 mil Euros e são pagas na totalidade pela Gamesa Energia (fabricante de aerogeradores). A Central Hidroeléctrica de Santa Rita foi inaugurada em 1914 e na altura forneceu energia eléctrica à então vila de Fafe e às freguesias de Golães e de Fornelos durante mais de sessenta anos. Este engenho produzia electricidade aproveitando o declive do leito do rio Vizela, desviando as águas para um canal, que depois eram encaminhadas para o gerador. Os equipamentos do agora museu estão completamente operacionais.

Realildade da Saúde Nacional

Esta Segunda-feira acompanhei um familiar às urgências do hospital de S. João e esperei 5h30m para que o doente fosse atendido por um médico. Sabem qual a primeira pergunta que este fez? Pois eu digo: O que faz um utente de Vizela nas urgências do Hospital de S. João? - Pensei que isso fosse um problema administrativo (e nada me impede de partir uma perna nas ruas do Porto) e que os técnicos de saúde tratassem de doentes - Mas havia uma razão que não interessa aqui explicar, porque essa também não abona a favor do Sistema Nacional de Saúde (o primeiro Post do meu Blog sobre a assistência médica às focas não foi inocente), mas devo dizer que o doente que acompanhei tinha sido submetido a uma cirurgia torácica 8 dias antes nesse mesmo hospital. Mas entre todo aquele tempo de espera assisti aos seguranças a impedirem uma senhora de acompanhar a mãe com mais de 80 anos. Essa mesma senhora advertiu que a mãe não estva em condições de estar só e que seria capaz de tentar fugir, mas não fo...

Rúa do Pracer

Imagem
Vigo, Espanha (2005) - Rúa do Pracer Nas ruas velhas da cidade junto às casas de prostituição