Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2007

Marão Gelado II

Imagem

Marão Gelado I

Imagem

De S. Bento para o Marão Nevado

Imagem

Costa da Caparica

Imagem
O mar nas últimas semanas tem dado provas da sua força na praia da Costa da Caparica. Desde então o INAG tem gasto fortunas numa intervenção de emergência tentando repor a areia engolida pelo mar com o pretexto de proteger o cordão dunar e os bares de praia. O que o Homem leva dias a repor, o mar engole em poucas horas. Todo o trabalho tem dado em nada. A erosão é uma realidade que me parece incontornável. A costa portuguesa está recheada de exemplos, alguns dos quais verdadeiras maravilhas da natureza, são eles os três mais conhecidos acidentes da costa portuguesa: a Ria de Aveiro, Ponta de Peniche e ilhas de Faro. Parece-me que todo o esforço na Costa da Caparica será em vão, porque a costa pertence ao mar e é ele que tem a mestria de a transformar. Resta saber se o empenho do INAG seria igual numa qualquer praia nortenha.

Flagrante Delito

Imagem

Porta da Eternidade

Imagem

Panda com rabo de raposa

Imagem

Panela ao lume

Imagem

Portugal

Imagem
A propósito da visita de Cavaco Silva à Indía deu comigo a pensar que Portugal foi o primeiro agente da globalização. Grandes empreendedores os que foram à procura do mundo, à procura de gente... A navegação estava na época quinhentista como a Internet nos dias de hoje. O que é preciso para que este povo volte a acreditar?

Batota na Saúde

Imagem
Se há sector neste país onde a ferrugem custa a ser removida é na saúde. A informatização do sistema de saúde, com consequente emissão de receitas por computador, supostamente viria criar eficiência, registo de históricos e base de dados de doentes. Não duvido do alcance de tal medida e partilho da convicção de que o caminho é esse. Porém os sistemas informáticos quando não correctamente dimensionados e sobretudo quando não permitem flexibilidade no tratamento dos processos regra geral acarretam verdadeiros nós cegos, os quais ninguém sabe desatar. A base de dados de medicamentos está uma verdadeira confusão. Por aquilo que consigo detectar foram introduzidos na base de dados centenas ou milhares de embalagens não existentes no mercado. Por exemplo, o medicamento XPTO em embalagem de 24 cápsulas e o mesmo medicamento em embalagem de 22 cápsulas. Ora, parece-me mais do que evidente de que a indústria farmacêutica não disponibiliza embalagens com dosagens tão próximas. A confusão es...