De Vasco da Gama ao Tratado de Tagilde
Num passado ainda recente escrevi sobre a relação entre as origens familiares dos Sodré e a freguesia de Tagilde no concelho de Vizela. Nesse texto terminei dizendo que voltaria ao assunto quando encontrasse mais elementos entre a relação dos Sodré e Vasco da Gama.
Mais recentemente num blog de Sérgio Sodré de Castro encontrei um artigo sobre a ascendência materna de Vasco da Gama (http://sodre.blogs.sapo.pt/1833.html). O mesmo começa por dissipar as dúvidas quanto ao verdadeiro Vasco da Gama e à sua verdadeira mãe uma vez que seu pai ainda em solteiro teve um primeiro filho bastardo também com o nome de Vasco da Gama. No entanto o autor acredita que, pelos indícios de que dispõe especialmente pelos escritos dos cronistas do 2º Vice-Rei da Índia, João de Barros e Digo de Couto, em que afirmam que Vicente de Sodré era tio de Vasco da Gama e irmão de Isabel Sodré, Vasco da Gama era filho legítimo de Estêvão Gama. Por outro lado, há registos de que Paulo da Gama era irmão mais velho de Vasco da Gama e assim dificilmente o “chefe da família” aceitaria ter sido subalterno do seu irmão bastardo. Sobre estas considerações não me alongarei.
Isabel Sodré foi casada com Estêvão Gama os quais foram pais do Conde-Almirande Vasco da Gama e descobridor do caminho marítimo para a Índia. Foram irmãos de Vasco da Gama, Paulo da Gama, João Sodré e o tal meio-irmão filho de mãe solteira e de nome desconhecido. Os avós de Vasco da Gama pelo lado materno foram João Sodré e Isabel Serrã. O avô João Sodré foi Almoxarife do Armazém de Lisboa e Escudeiro e Criado da Casa Real. Por outro lado a avó Isabel Serrã era donzela da Infanta D. Beatriz e filha de Afonso Lopes e Teresa Eanes, amos da Rainha de Castela D. Isabel. Teresa Eanes casou em segundas núpcias com Fernão Sodré, pai de João Sodré, os quais promoveram o casamento de dois dos seus anteriores filhos. Segundo Sérgio Sodré descobre-se assim que Fernão Sodré é o Bisavô materno de Vasco da Gama. Fernão Sodré, Criado e Escudeiro de D. João I, era escrivão da Alfândega de Lisboa ao qual em 27 de Agosto de 1437 lhe foram confiscados todos os bens por apropriação ilícita de bens alfandegários.
O autor Sérgio Sodré supõe que o pai de Fernão Sodré seria João Sodré que segundo a Crónica de D. Pedro de Meneses foi Cavaleiro em Ceuta entre 1415 e 1418. Este João de Sodré foi o trisavô materno de Vasco da Gama e o primeiro dos Sodré em Portugal (a confirmar-se a ascendência inglesa da família) descendente dos Sudley ingleses que terão entrado em Portugal no contexto do Tratado de Tagilde em 1372. Assim, a confirmar-se esta genealogia, poderá entender-se que de forma indirecta o acordo de Tagilde teve repercussões que vão muito para além do abordado pelos historiadores.
Em futuro texto abordarei os argumentos em defesa e em oposição a esta teoria.
Comentários
Se ler o resto do blog que refere verá que abandonei a tese dos Sudeley e também que o eventual João Sodré pai de Fernão não deve ser o de Ceuta pois este seria pouco mais velho do que Fernão. Recomendo o artigo "Reavaliação do Nome e Armas de Sodré".
Sérgio Sodré
Obrigado Sérgio Sodré.