Numa ronda por sítios sobre genealogia na tentativa de encontrar informação acerca das origens familiares de S. Gonçalo (Gonçalo Pereira), encontrei alguma informação curiosa acerca das origens da família Sodré em Portugal a qual é de origem inglesa e poderá ter evoluído em Portugal a partir de Tagilde.
No Vol. 27 da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, Sodré: aportuguesamento do apelido inglês Sudley, que provavelmente terá passado a Portugal cerca de 1387 com um cavaleiro da comitiva de D. Filipa de Lencastre. As notícias confirmadas mais antigas referem um João Sodré, cavaleiro em Ceuta, e um Fernão Sodré, escudeiro da Casa Real, ambos no reinado de D. João I. Nesta época, o senhorio inglês de Sudley pertencia a um ramo da família Boteler, sendo provável que os nossos Sodrés descendam do casal Joane Sudley - William Boteler, casados cerca de 1341, e tenham mantido o sobrenome do lado feminino e o brasão do masculino, este alusivo ao antigo cargo palatino de copeiro. Sabe-se que o fundador da família Sudley foi o conde Ralf, chegado a Inglaterra em 1041 na comitiva do futuro rei Eduardo "O Confessor", de quem era sobrinho.
Segundo um estudioso de genealogia, que assina no fórum do sítio
http://www.geneall.net como Jliberato, ao estudar a freguesia de Tagilde encontrou os seguintes óbitos; a 1/11/1701 Gonçalo Sodré, a 3/1/1706 Francisco Sodré, a 29/4/1706 Joana Francisca, mulher de Manuel Sodré, moradora no Souto da Cruz.
Sérgio Sodré de Castro, a quem se deve a discussão acerca das origens dos Sodré no citado fórum, diz que houve um João Sodré, escudeiro mor em Guimarães em 1476, o qual vem citado na chancelaria de D. Afonso V. No livro 6, fl. 116. Por outro lado Ana Duarte, também participante do mesmo Fórum, enquanto pesquisava antepassados seus, encontrou um Estevão Sodré nascido no início do século XVI, morador em Tagilde casado com "Brígida" (grafia pouco perceptível) Gonçalves e pai de Maria Sodré.
Evoluindo nesta pesquisa, indo agora às origens inglesas, Joane Sudley e William Boteler encontra-se o livro “The Dormant and Extinct Baronage of England” com cinco publicações entre 1806 e 1837. Aqui encontra-se a árvore geneológica em que do casal citado há apenas um filho chamado Thomas, o qual do casamento com Joane, filha de John Beauchamp, tem cinco filhos, John, William, Ralph, Elizabeth e Joane. Em
http://fabpedigree.com/pedix/peix82.htm, consegui localizar Thomas Boteler como tendo morrido em 1398, já William seu pai terá vivido entre 1331 e 1369. Estas informações não encaixam muito bem em matéria temporal com o que escreve Sérgio Sodré de Castro, do mesmo modo na informação em português parece recorrente aceitar João Sodré como filho de William Boteler com Joane Sudley, o que pelo livro “The Dormant and Extinct Baronage of England” não é verdade.
À parte as contradições, parece demais evidente a antiga existência de um núcleo da família Sodré em Tagilde, a qual terá vindo com os ingleses em finais do século XIV. Em Tagilde a 10 de Julho de 1372 foi assinado o Tratado da Aliança Luso-Britânica, acto no qual, pelo lado da Inglaterra esteve presente John of Gaunt, Duque de Lencastre e pai de Dona Filipa de Lencastre. Segundo os estudos sobre a família Sodré, estes terão chegado a Portugal com a comitiva de D. Filipa de Lencastre. Sobre a presença desta em Tagilde não há conhecimento algum, porém a presença de seu pai está amplamente documentada.
Ao assunto tentaremos voltar mais tarde, até porque se supõe que Vasco da Gama, que era filho de D. Isabel Sodré, terá as suas origens nesta mesma família.
Comentários
O João Sodré cavaleiro em Ceuta pelos anos de 1417-18, e talvez mesmo participante na sua tomada em 1415, decerto que não era filho do casal William Boteler - Joane Sudley. Admito apenas a probabilidade de que fosse seu descendente por uma via ainda não identificada (uma filha ou um filho segundo não assinalado nas genealogias, e ainda fica espaço para mais uma geração entre este ou esta e o João Sodré já português) ou mesmo descendente de um parente deste casal, pois outras ligações secundárias Boteler-Sudley poderão ter ocorrido... Independentemente de qual a ligação exacta, julgo que os indícios disponivéis apontam para o caminho Sudley-Boteler-Sodré.
Karoline Sodré
Parabéns.