Sobre Achados Romanos em Vizela (II)

Na continuação de «Memórias da Litteratura Portugeza» sobre as antiguidades de Caldas de Vizela por José Diogo Mascarenhas Neto:

«Isto me obrigou a animar o referido homem, para fazer naquelle sitio huma excavação maior, por meio da qual se descobrirão no ano de 1788 dezeseis nascentes de agoa, e 8 banhos cosntruídos de argamassas diversas, e fragementos de tijolo, guarnecida toda a sua superficie com xadrez de várias cores, formados de pequenos quafrados de composição calcarea. Igualmente se tem achado restos de passeios, que se dirigiao de huns banhos para os outros, e erão formados como os mesmos banhos, Huma, e outra cousa inculca a grandeza desta obra, e a sua rica, e importante cosntrucção.

Pareceo-me hum semelhante objecto digno de trabalho, e de curiosidade, que se augmentou á proporção, que observei nas vizinhanças da Lameira, e por quasi todo o districto, que comprehende a freguezia de S. Miguel das Caldas, a de S. João das Caldas, e parte da de Santo Adrião, muita qualidade de pedra fina empregada nas paredes de curraes de gados, nas que tapão as fazendas, e nas casa de lavradores: conhecendo-se evidentemente que a referida pedra tinha servido em edifícios importantes, não só pelo feitio, e talho della, mas também pela sua qualidade; pois conferida com a dos montes vizinhos, só podia ser transportada de duas, e mais leguas de distância; ou se extinguio nos mesmos montes por efeito da muita cosntrucção de edificios, o que não he provavel, por existirem restos que lhe são analogos. Igualmente entrei a observar, que nos campos daquelle districto se encontrão muitos fragmentos de tijolo excellente, e de telha; e que os lavradores quando lavrão as terras descobrião restos de paredes formadas de pedra fina, argamassa, e tijolos; e os mesmos lavradores se aproveitão da pedra que desenterrão nas suas fazendas, e fazem com ella casas, e tapagens de campos.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Falência Técnica do Estado

Torre Eiffel

Um Robles na Segurança Social