A Universidade dentro das Empresas
É comum as empresas queixarem-se da falta de preparação com que os recém-licenciados saiem das universidades. Porém esta pertinente observação deve cair na consciência das empresas e da iniciativa privada como se de um boomerang se tratasse. Estas, sobretudo as grandes, ou as associações empresariais, pouco ou nada terão feito para inverter esta tendência.
Aqui e acolá formalizam-se protocolos de cooperação entre universidades e empresas, mas parece-se que é preciso ir muito mais além do que meras intenções. Hoje, que passei o dia enfiado no Hospital de S. João, vi de repente uma realidade que pode e, pelo menos na Alemanha assim é, aplicar-se às técnicas de ensino, tal como nos hospitais universitários em que os futuros médicos e enfermeiros lidam com a realidade, debatem-se com a prática dos casos reais e a universidade está dentro dos hospitais.
Assim, no universo das empresas esta metodologia também poderia ser implementada, não levando as empresas até à universidade, mas colocando a universidade dentro das empresas. Passar da prática simulada aos casos reais aumenta o treino dos alunos e dota-os de competências de uma valia extraordinária. Por outro lado ganham as empresas que passam a ter dentro de portas práticas de investigação que as podem tornar mais competitivas e inovadoras, como também podem ganhar profissionais que desde a base foram moldados à sua realidade.
Vamos pensar nisto.
Comentários