O Estado é uma Responsabilidade da Sociedade (II)


Com o tempo a sociedade ocidental evoluiu para sistemas democráticas e começou a exigir responsabilidade ao Estado. Os contribuintes "acordaram" com o estado o pagamento de impostos em troca de garantias, como acesso a cuidados de saúde, à educação, à justiça e à segurança pública.

O Estado que apenas existia para o próprio sustento passou a existir tendo como razão da sua existência o garantir das necessidades básicas da sociedade.

Tomando como exemplo o caso português, após o Estado Novo, com a instauração da verdadeira democracia, o Estado inspirou-se em modelos socialistas, ou seja num modelo em que o Estado deve tratar todos os cidadãos por igual, garantindo a todos os mesmos direitos e deveres. Para isso esse modelo de sociedade acreditava ser necessário uma presença omnipresente do Estado nas empresas tendo daí resultado inúmeras nacionalizações. O Estado passou a ser o maior "patrão" no universo empresarial. De forma muito mais intensa este modelo estava a ser "ensaiado" em outros países, sendo o mais célebre a ex URSS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Falência Técnica do Estado

Torre Eiffel

Um Robles na Segurança Social