Realildade da Saúde Nacional

Esta Segunda-feira acompanhei um familiar às urgências do hospital de S. João e esperei 5h30m para que o doente fosse atendido por um médico. Sabem qual a primeira pergunta que este fez? Pois eu digo: O que faz um utente de Vizela nas urgências do Hospital de S. João? - Pensei que isso fosse um problema administrativo (e nada me impede de partir uma perna nas ruas do Porto) e que os técnicos de saúde tratassem de doentes - Mas havia uma razão que não interessa aqui explicar, porque essa também não abona a favor do Sistema Nacional de Saúde (o primeiro Post do meu Blog sobre a assistência médica às focas não foi inocente), mas devo dizer que o doente que acompanhei tinha sido submetido a uma cirurgia torácica 8 dias antes nesse mesmo hospital.

Mas entre todo aquele tempo de espera assisti aos seguranças a impedirem uma senhora de acompanhar a mãe com mais de 80 anos. Essa mesma senhora advertiu que a mãe não estva em condições de estar só e que seria capaz de tentar fugir, mas não foi argumento suficiente para que a deixassem acompanhar. Passado pouco tempo o pessoal hospitalar veio procurar a senhora (filha) dando conta que não sabiam da mãe. A Polícia e pessoal de segurança do Hospital percorreram toda a área e encontrarm a senhora já fora do recinto do hospital, nas ruas próximas. A senhora com mais de 80 anos esteve perdida durante cerca de 1 hora.

Comentários

Mª do Resgate disse…
O Ministro Correia de Campos está muito ocupado em tentar impingir as chamadas Unidades de Saúde Familiar que miraculosamente e simplexemente irão resolver todos os problemas da Saúde em Portugal.
Vai ser um "éden" para toda a população. Portugal vai passar para o 1º lugar do ranking europeu, quiçá mundial,como o País mais saudável...
Ninguém pode proibir do homem sonhar, mas esquecer a realidade?
Será que Correia de Campos vive num dos plutões?
jmfaria disse…
há dias uma srª queria uma consulta de urgência no centro de saúde de vizela, o médico informou que naquele dia só passaria receitas! A srª passou-se. Os doentes para arranjarem consulta no seu médico fazem fila às 6 da manhã! É esta a saúde que temos.
Resgate Salta disse…
É a realidade! Essa é a realidade, que não se consegue mudar com um passe de mágica, mas sim com medidas com suporte de recursos humanos e estruturais. Daqui a 13- 15 anos cerca de 2000 médicos irão reformar-se. Como serão substituídos? Como irão funcionar as tais Unidades? E dado que muitos médicos têm idade superior a 50 anos, quando aparecem os problemas de saúde crónicos, as faltas prolongadas por doença irão "descompensar" essas tais Unidades. Terão solução?
Está visto que Marquês de Pombal só houve UM.
Márcio disse…
Basta ver a confusão que está instalada fora do hospital por causa do (maldito) metro, que foi bastante polémico...
Bem, mas este sistema de saúde já não é novidade para ninguém, novidade era se fosse tudo perfeito (ou quase)!
Atenção, nem todos os profissionais de saúde são iguais, felizmente na minha vida de utente (doent) passei por muitos hospitais e encontrei excelentes profissionais de saúde, tanto a desempenhar as suas funções de médicos / enfermeiros, como ser humanos...
Não é por este ou aquele não serem boas pessoas, que se vai generalizar!

Mensagens populares deste blogue

A Falência Técnica do Estado

Torre Eiffel

Um Robles na Segurança Social