Urbanismo em Vizela

Enquanto trabalho na renovação deste blog ocorre-me as transformações que a zona urbana de Vizela sofreu no últimos anos as quais ainda começaram com a tutela da Câmara Municipal de Guimarães. Primeiro foi a construção de uma série de novos prédios, o Fórum Vizela, alguns novos arruamentos, a renovação das ruas centrais...

Fica aqui a proposta, vamos comentar o urbanismo em Vizela.

P.S. No decorrer da discussão também darei o meu ponto de vista.

Comentários

Márcio disse…
Sem dúvida que Vizela desde que se tornou concelho evoluiu de uma forma substancial, penso não haver dúvidas. Apesar de agora já estar a ter que evoluir para as freguesias, acho que de início focou-se bastante (em demasia) apenas no centro do concelho. Acho que a Camâra Municipal devia começar a investir mais na cidade em geral (nomeadamente nas freguesias que pertencem ao concelho, coisa que me parece estar a começar a fazer-se).
Quer queiramos, quer não, penso que o Fórum Vizela foi a grande impulsionador de Vizela para mais visibilidade a nível exterior (turismo)...
Penso também que o Parque das Termas sofreu excelentes modificações, o que contribui bastante para o chamamento de turistas...
Acho que Vizela é sem dúvida, um bom local a descobrir em Portugal...
1/2Kg de Broa disse…
Como o que está bem toda a gente vê e o objectivo é sempre melhorar só há dois pontos a comentar:
1 - o tunel da refer é muito a pique para passar la o cortejo das festas. (quem esteve a favor que o cortejo passasse no forum gostou do que viu lá? Certamente não)
2 - O edificio da camara? É por o Forum já estar pronto que não se faz mais nada?

Mas fica o aplauso à CMV pelo Mercado, S.Bento, Parque das Termas, Margens do Rio Vizela, e por alcatroar a minha rua :)
resgate salta disse…
Vizela está melho, mas cuidado com as "selvas de pedra". Lá se vai a paisagem natural, as zonas verdes e o horizonte limita-se ao prédio da frente.
jmfaria disse…
É um assunto interessante a discutir, mas tem de ser analisado a vários níveis: 1- Vizela não tem PDM próprio(porquê?); 2- construções em áreas duvidosas; 3- Não há discussão pública, nem institucional, a maioria PS da AM, não deixa margem para alternativas,etc. Há alguns investimentos bons, mas estamos longe de uma Vizela Moderna. Penso que poder-se-ia ter feito muito mais com os 3 milhões de contos que em média a CMV recebe à 8 anos!
Jorge Miranda disse…
Concordo com o professor Faria quando refere a falta de um PDM para Vizela, na minha opinião já houve tempo suficiente para que pelo menos o plano director fosse apresentado para discussão. É uma ferramenta fundamental para o correcto desenvolvimento.

Mas Vizela, centro urbano (porque as freguesias é outra história), não tem crescido mal. Foram criadas algumas infra-estruturas fundamentais. Sem dúvida que a rua que liga o mercado ao Fórum e a circular (mesmo por concluir) são dois pilares que permitem a Vizela ter novos horizontes, especialmente para um futuro arranjo urbanístico da Praça da República e claro na já evidente fluidez de trânsito.

Quanto a edifícios de uma maneira geral não tenho nada a apontar, a não ser três situações (que me recorde de momento) às quais coloco reservas da minha parte:

1 - O edifício envidraçado do Fórum, não pela sua arquitectura (da qual gosto), mas pela localização.

2 - Edifício por trás do posto da GNR, pela exagerada volumetria e acabamentos exteriores.

3 - Edifício S. Bento, porque o local onde foi construído já era atrofiado, ainda mais agora com o prédio.
Anonymous disse…
Concordo.
Os edificios apontados são de facto uma nodoa na paisagem.
Quanto ao resto só vejo Vizela a crescer para o bolso de alguns iluminados
Jorge Miranda disse…
Bem, quanto a crescer para o bolso de alguns iluminados isso também tem a ver com a capacidade que têm para investir. Obviamente que quem não investe não pode colher mais valias. O problema reside no que é permitido ou não construir e isso compete à Câmara.

Mensagens populares deste blogue

A Falência Técnica do Estado

Torre Eiffel

Um Robles na Segurança Social